20.10.08

Conhecer com olhos de ver


Muitas vezes fazemos julgamentos de pessoas pelas aparências, pelo que nos é dito por terceiros, por comportamentos que essas pessoas tem, sem que tenhamos entendido das razões que as levaram a terem esses comportamentos.
Nos julgamos as pessoas pela aparência, pela má cara que tem por terem acordado mal dispostas, pelo mau humor que tem devido a problemas, etc. Estes aspectos negativos, levam-nos a tirar conclusões pricipitadas, levam-nos a rotular uma pessoa, grande parte das vezes, sem elas o merecerem.

Eu normalmente acredito nas pessoas, dou o beneficio da duvida. Sou introvertido e por isso fecho-me em copas, o que deve ter levado montes de pessoas a não simpatizarem comigo. Da mesma forma, várias situações semelhantes levaram me a não simpatizar com muitas pessoas, coisa que hoje, defenitivamente, me arrependo.

A nossa natureza, torna-nos seres desconfiados, seres preparados para a defesa, sempre prontos com uma pedra na mão para atirar a quem não nos agrada, e isso, hoje, recuso-me a fazer, hoje prefiro começar a encarar desconhecidos ou pessoas que me apresentam, completamente despromovido de agresividade, de suspeita, com desconfiança.

Tenho um caso bem claro disso, de uma pessoa que eu julgava odiar-me, que eu julgava que a sua finalidade fosse apenas prejudicar-me, e mais uma vez enganei-me, mais uma vez, fui refem da nossa natureza agressiva, fui traido pela desconfiança.

Peço publicamente desculpas a todas as pessoas que de alguma forma eu tenha maltratado, ignorado, ajuizado. Prometo que vou ser mais simpactico, prometo que vou tentar perceber as pessoas e começar novos relacionamentos com o pé direito, prometo que não vou julgar ninguem pelo estado de espirito em que essas pessoas se encontram nesse determinado momento.

Este post, é dedicado a uma pessoa que eu julguei, mas que no afinal se mostrou uma pessoa impecável, uma pessoa de bem, uma pessoa que mais uma vez veio aumentar o meu leque de amizades com qualidade. Esta pessoa, ajudou a mostrar que as amizades não tem valor, as amizades são um tesouro incalculavel.

Beijinhos e abraços
Shark!

P.S ainda tenho unfineshed issues a tratar com uma pessoa, isto é mais uma forma de exercer pressão para que essa pessoa acabe de dizer o que propositadamente interrompeu.

3 comments:

Anonymous said...

Muitas pessoas q me conhecem criticam-me por ser uma pessoa tao extrovertida, simpatica c todos e por vezes dizem que dou confianca a mais a quem n me conhece. Foram poucas as vezes q julguei as pessoas assim q os conhecesse...Infelizmente muitos "amigos" acabaram por me magoar de uma maneira ou de outra. Eh engrassado que as pessoas c quem eu n me dava bem ou a quem eu n dei confianca assim q os conheci, sao as pessoas que hj sao me mais queridas!! Sao amigos verdadeiros!!
Eu n gosto de ser julgada...n vou julgar os outros...Todos nos somos diferentes e todos reagimos as mesmas coisas de maneiras diferentes!! N devemos julgar ninguem nunca, muito menos sem sabermos o PORQUE das atitudes das pessoas...ha SEMPRE um razao e uma solucao!!!

Beijoca

J

Anonymous said...

:)
mais um sorriso...

Quando os teus olhos virem mais fundo vais perceber que por trás dos meus sorrisos estão palavras. Palavras que não precisam ser ditas...
São sorrisos puros, por vezes quase infantis, nunca sarcásticos ou irónicos. Não agora. Não contigo.
São sorrisos de alguém que apesar de (quase excessivamente) prudente por natureza, já se espalhou ao comprido e, por isso mesmo, pesa consequências, analisa e reflecte se o seu silêncio não é o melhor em determinados momentos e por isso opta por... sorrir.

Também te julguei. A tua armadura sempre foi demasiado opaca para que conseguisse ver o seu interior.
Por outro lado sempre percebi que era uma armadura. Tinha de haver mais e melhor.
Eu também tenho a minha. Hoje com marcas de guerras onde não quis entrar, onde me recusei e recuso a combater.

É bom que a vida nos traga estas surpresas. São lufadas de ar fresco no meio de ambientes saturados.
Perder alguém que julgávamos conhecer e que se transforma num perfeito estranho é algo desolador. (e será isso, de facto, "perder"??)
Ganhar alguém em quem não "apostávamos" e que a vida estranha e ironicamente nos põe no caminho (é claro que está nas nossas mãos permitir que isso aconteça!) faz-nos Sorrir.

:)

preciso assinar? ;)

Shark said...

Recebi este sorriso, e fiquei, diga-mos ... intrigado.
Desconheço quem comentou, mas penso que isso até é bom, afinal, quantas vezes hesitamos dizer verdades ou emitir opiniões com medo que as nossas palavras sejam mal intrepertadas?

Confesso que levei muito tempo a digerir estas palavras, confesso que fiquei boqueaberto, confesso que fui apanhado de surpresa.
Este comentário foi obviamente feito por alguem que lida comigo, alguem que se cruza pelos caminhos que percorro, alguem está presente. No entanto, mais uma vez, esta presença deixou-me cego, esta presença esteve escondida dos meus olhos. São estas pequenas presenças que eu quero começar a notar.
Não vou vagear pelos “se´s” afinal eles são apenas “se´s”, mas lamento muito não ter dado mais atenção nem retribuido a este sorriso.

No fundo, bem no fundo, com toda a minha honestidade, gostaria que o post que originou este comentário fosse para a pessoa que o sorriso me mandou. Espero que quem tenha comentado, seja a pessoa que me inspirou a escrever o post.

tu, anonimo, que me enviaste este sorriso, apenas tenho a desejar que sejas feliz, que vivas uma boa vida. Se tivermos que nos cruzar de novo um dia, lá estarei para retribuir o sorriso que agora me enviaste. Espero sinceramente ter a oportunidade de trocar bons e inocentes sorrisos contigo.

Tens razão, tudo está nas nossas mãos!
Shark!

P.S, Gosto da tua maneira de escrever, se não tens blog, penso que devias dar uma oportunidade a todos nós os comuns mortais de nos deliciarmos com a tua escrita.